Miguel Barbosa foi o vencedor da 23ª edição do Ervideira Rali TT, após ter travado intensa luta com Carlos Sousa, testemunhada pelos vários milhares de pessoas que espalharam pelo percurso da prova patrocinada pela Adega Ervideira e organizada pela Sociedade Artística Reguenguense.
Ao longo de cerca de dois terços da prova, os pilotos dos Mitsubishi Racing Lancer entregaram-se a uma luta ao segundo, trocando várias vezes de posição, até que, à passagem em CP4, Sousa surgia 2m30 atrás do seu adversário. Tão grande atraso deveu-se a um furo lento que o obrigaria mesmo a parar, demorando a operação mais do que era suposto. Nessa altura Sousa estava a andar a fundo e já via o pó levantado pelo adversário.
Em face desse percalço, Barbosa passou a gerir a sua vantagem, garantindo a sua 20ª vitória no Nacional de TT, sendo também a 5ª vez que sobe ao lugar mais alto do pódio das provas da S.A.R. Curiosamente, desempatou com Sousa nesse particular.
Atrás deles, Pedro Grancha (Nissan Off Road) seguia a corrida sempre com os olhos postos no pódio, esperando que um ou ambos os seus adversários capitulassem durante a sua luta. No final seria o 3º da geral.
Numa jornada com muitas alterações de posições atrás dos homens do pódio (por despique directo ou por desistências), destacaram-se pela positiva os nomes de José Dinis Lucas (4º) e José Gameiro (5º), tendo este último recuperado nove posições na sua Nissan Off Road, já que ao inicio da tarde era 14º classificado.
Apesar de um susto final com caixa de transferências e um furo, João Rato foi um incontestado vencedor do Desafio ELF/Mazda, que opôs as ‘pick-ups’ Mazda BT-50. Chegou a rodar em 5º, mas viria a terminar no 6º posto.
Paulo Sousa foi 7º e melhor dos T8, à frente de Rui Trindade (8º); Carlos Almeida foi o 9º e melhor dos T2; Mário Raposo que fechou um ‘top-10’ integralmente japonês em termos de viaturas, contabilizando-se 5 Nissan, 4 Mitsubishi e 1 Mazda.
Referência ainda para a estreia de Miguel Campos, um ‘habituée’ dos ralis que terminou esta sua prova de estreia do Nacional de TT na 24ª posição, e para o húngaro Lonyai Pal, organizador da Baja da Hungria, que chegou a ser 9º, mas problemas no último sector relegaram-no para o 17º lugar final.
Paralelamente, registe-se a vitória de Jorge Coutinho/José Carlos (Mitsubishi Pajero) na Promoção, integrando um grupo de pilotos que apenas disputou a fase matinal deste rali TT.
Classificação final:
1º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho - Mitsubishi Racing Lancer - 4h08m07,1s
2º Carlos Sousa / Luis Ramalho - Mitsubishi Racing Lancer - a 2m09,9s
3º Pedro Grancha / Vitor Jesus - Nissan OffRoad - a 11m43,1s
4º José Dinis Lucas / Luis Tirano - Mitsubishi Pajero DiD - a 28m34,5s
5º José Gameiro / António Saraiva - Nissan OffRoad - a 41m49,8s
6º João Rato / José Motaco - Mazda BT 50 - a 46m55,7s
7º Paulo Sousa / João Santos - Mitsubishi Pajero - a 47m07,0s
8º Rui Trindade / Bruno Portugal - Nissan Proto V6 - a 48m42,8s
9º Carlos Almeida / Ricardo Mendonça - Nissan Pathfinder - a 53m01,1s
10º Mário Raposo / Pedro Cação - Nissan Navara 4x4 - a 54m51,s
0 comentários:
Enviar um comentário